SBD-MG na luta contra o Câncer da Pele

No dia 26 de novembro, de 9 às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.

20-out-2016

No dia 26 de novembro, de 9 às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Na ocasião, serão realizadas consultas gratuitas em 105 postos de atendimento, em 21 estados brasileiros. Em Minas Gerais, a ação é de responsabilidade da SBD-MG e será coordenada pela dermatologista Luciana Cônsoli, 2ª secretaria da instituição. Acontecerá em oito postos de atendimento de seis cidades do estado. A diretoria da SBD-MG destaca a importância de especialistas e residentes se apresentarem como voluntários, pois é um dos principais momentos de afirmação da dermatologia no Brasil.

Além de exames gratuitos e consultas preventivas para análise e diagnóstico da doença, nos postos que participam da campanha, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.

Os postos de atendimento de Minas Gerais são: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFMG e Santa Casa, em Belo Horizonte; Hospital Universitário da UFJF e Hospital Universitário e Maternidade “Therezinha de Jesus” da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora; Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes, em Montes Claros; Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, em Alfenas; Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.

Dezembro Laranja

O Dia C é o lançamento do Dezembro Laranja, campanha nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Este ano, a SBD começou a Campanha meses antes, em setembro, com o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele” para chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares.  O hotsite www.controleosol.com.br faz parte do #dezembrolaranja e conta com informações sobre a campanha, formas de adesão, calculadora de risco de câncer da pele e dicas de medidas fotoprotetoras.