SBD-MG participa do Bem Estar Global em Belo Horizonte

Aproximadamente 15 voluntários da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) participaram sexta-feira (07/07) do Bem Estar Global, na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte. Com objetivo de esclarecer dúvidas sobre vitiligo e doenças de unhas, os voluntários, coordenados pela presidente da SBD-MG, Ana Cláudia de Brito Soares, atenderam 420 pessoas na Tenda […]

18-jul-2017

Aproximadamente 15 voluntários da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) participaram sexta-feira (07/07) do Bem Estar Global, na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte. Com objetivo de esclarecer dúvidas sobre vitiligo e doenças de unhas, os voluntários, coordenados pela presidente da SBD-MG, Ana Cláudia de Brito Soares, atenderam 420 pessoas na Tenda das Unhas e da Pele. A ação da Rede Globo, em parceria com as sociedades médicas, aconteceu até às 14 horas e, além de orientação de saúde e qualidade de vida para o público, também ofereceu lazer, com um show da Paula Fernandes, entre outras atrações.

Com um público variado, o Bem Estar Global reuniu moradores da região da Pampulha, pessoas que caminhavam na orla da lagoa e gente que saiu de longe para aproveitar a oportunidade. A profissional liberal Maria Auxiliadora de Araújo acordou cedo para conseguir ser atendida nas várias tendas espalhadas pela praça. “Estou com uma unha que machuquei na manicure e não sara nunca, a médica me orientou, foi atenciosa e disse o que tenho que fazer para hidratar essa unha”, falou Maria Auxiliadora saindo da Tenda das Unhas e da Pele. Para o aposentado Aloísio Dayrell, que reclama ter ressecamento e rachadura de unhas, foi a facilidade de atendimento que o levou até o local do evento. “Antes não me preocupava com a hidratação da pele, muito menos das unhas, recebi a orientação de passar creme nas unhas toda vez que lavar a mão”, conta o aposentado.

“Essa foi uma oportunidade para esclarecer sobre problemas tão comuns, como alterações nas unhas. Passar informações de como cuidar e tratar já resolve boa parte das queixas. Também tivemos a possibilidade de esclarecer sobre uma doença relativamente comum, que é o vitiligo, e cujo estigma ainda é muito grande”, assinala a presidente da Regional, Ana Cláudia. Ela ainda lembra que a presença da instituição nesse tipo de projeto mostra o que faz um dermatologista e orienta a população na busca de um especialista da pele, unhas e cabelos com a chancela da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Participaram do Bem Estar Global, os dermatologistas membros da diretoria da SBD-MG: Ana Cláudia de Brito Soares (presidente), Flávia Vasquez Bittencourt (primeira secretária), Geraldo Magela Magalhães (coordenador científico), Maria de Fátima Melo Borges (coordenadora de Mídia Eletrônica), Maria Luiza Pires de Freitas (vice-presidente da SBD-MG) e Michelle dos Santos Diniz (segunda secretária). Também estiveram presentes os residentes do Serviço de Dermatologia do Hospital da Policia Militar de MG, do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Santa Casa de Belo Horizonte e os acadêmicos de medicina da Dermatoliga da UFMG, coordenados pela professora Flávia Vasquez Bittencourt. “Nós vamos nos formar para atender, principalmente, a atenção básica e aqui, juntamente com os dermatologistas e professores, estamos ouvindo as queixas mais frequentes e mais comuns, mas extremamente relevantes. Acompanhando esses casos, vamos saber conduzir melhor esses pacientes na atenção básica”, comentou o estudante Lucas Soares Almada, da Dermatoliga.

Com Assessoria de Comunicação da SBD