Reunião Clínica

Reunião Clínica da SBD-MG – 04/02/2006   Foi com grande entusiasmo que a SBD-MG abriu o calendário anual de eventos da regional: inaugurando o novo ambulatório da Santa Casa de Belo Horizonte. Sem poupar dedicação, já há algum tempo, o Centro de Estudos Dr. Cid Ferreira Lopes já sonhava em melhorar o espaço da dermatologia […]

07-nov-2018
Reunião Clínica da SBD-MG – 04/02/2006
 
Foi com grande entusiasmo que a SBD-MG abriu o calendário anual de eventos da regional: inaugurando o novo ambulatório da Santa Casa de Belo Horizonte.

Sem poupar dedicação, já há algum tempo, o Centro de Estudos Dr. Cid Ferreira Lopes já sonhava em melhorar o espaço da dermatologia da Santa Casa. Após longo período de esforço em busca de apoio e parcerias que viabilizassem as obras de reforma, espelhado pela constante dedicação do professor Jackson Machado-Pinto, chefe do serviço, o Centro de estudos Dr. Cid Ferreira Lopes e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte abrem as portas do novo ambulatório para a comunidade mineira.

 
O espaço, com exclusividade para a dermatologia, desafogará o ambulatório Mello Alvarenga, melhorando também o atendimento para as diversas especialidades que continuarão atendendo no antigo local. Com o novo ambulatório será mais fácil o agendamento para a especialidade, trazendo maior agilidade ao paciente, que, na maioria das vezes, sofre com a espera por uma vaga de consulta com a dermatologia, que ainda é carente pelo sistema único de saúde em Belo Horizonte e principalmente no interior de Minas.
 
Além disso, a melhor estrutura do ambulatório, com consultórios e salas cirúrgicas mais bem equipadas beneficiará a comunidade e também a formação de novos residentes e especializandos em dermatologia.
 
Além da inauguração, a primeira reunião da SBD-MG foi marcada por grande reencontro dos dermatologistas. Há um dia da data comemorativa da classe, o ambulatório da Santa Casa ficou lotado de grandes nomes da dermatologia mineira, jovens dermatologistas, residentes e palestrantes convidados. Destaque para o Dr. João Gontijo, que foi prestigiar o evento.
 
Após conheçer as novas dependências do ambulatório, seguindo novo formato proposto pela Sociedade para se adaptar as novas tendências da Educação Médica Continuada (EMC), a reunião prosseguiu com 5 casos ao vivo, com exame dos pacientes nos consultórios do ambulatório e a seguir discussão dos casos após apresentação da anamnese, fotos clínicas e exame microscópico simultaneamente no salão nobre da Santa Casa.

Em seguida, Dr. Gilvan Ferreira Alves (DF) ministrou interessante palestra sobre “dermatologia e gestação” e o Dr. Gerson Oliveira Penna (DF) fez engajada apresentação sobre a situação atual e planejamento de combate da hanseníase no Brasil.