Jornada Acadêmica da SBD-MG reúne estudantes de medicina na AMMG

A V Jornada Acadêmica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) reuniu quase 90 estudantes de medicina de Belo Horizonte e de outras cidades de Minas Gerais. Com palestrantes de peso e temas importantes não só para o acadêmico que quer ser dermatologista, mas também para todos os médicos, a Jornada aconteceu no último dia 28 de outubro, na Associação Médica de Minas Gerais.

Coordenado pela 1ª secretária da SBD-MG e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávia Vasques Bittencourt, o evento teve como objetivos a divulgação da Dermatologia entre os acadêmicos, compartilhando conhecimento científico, e a informação desse estudante sobre os caminhos que podem ser percorridos para se tornar um médico dermatologista. De acordo com Flávia Bittencourt, o currículo do curso de medicina não dá a atenção devida à Dermatologia. “Os problemas dermatológicos na atenção primária à saúde são inúmeros e mesmo que não façam Dermatologia, é importante vocês entenderem um pouco mais sobre a especialidade”, disse Flávia Bittencourt aos estudantes presentes.

Para Vinícius Barbosa de Oliveira Silva, estudante do 8º período de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), participar de um evento como a Jornada é ganhar conhecimento para as práticas do dia a dia. “Eu penso o quanto temos dificuldade com as questões da Dermatologia na prática clínica diária de um internato rural ou na atenção primária, por exemplo. Os temas apresentados aqui podem ser aproveitados por todos os médicos”, disse Vinícius que quer fazer patologia clínica. Já Matheus Coelho Rocha, estudante do 5º período de medicina da UFMG, quer ser dermatologista: “Nem todos os temas relevantes para a prática médica são abordados na faculdade, por isso acho muito importante essa formação complementar das jornadas”.

Programação

Formação completar esta, que, no caso da V Jornada Acadêmica, teve como professores alguns dos mestres da Dermatologia mineira. A começar por Bernardo Gontijo, falando sobre como prescrever corticoide tópico, passando pelas dermatologistas Ana Cláudia de Brito Soares, presidente da SBD-MG, ministrando aula sobre como prescrever hidratantes, e Cláudia Márcia de Resende Silva, com sua aula sobre fotoproteção. A coordenadora do evento, Flávia Bittencourt, falou sobre Câncer de Pele e o secretário municipal de saúde e dermatologista, Jackson Machado Pinto, sobre as faces da sífilis.

O panorama geral sobre a Dermatologia no Brasil e em Minas Gerais, mostrando os caminhos que os estudantes devem seguir para se tornar um dermatologista, ficou à cargo do coordenador de eventos científicos da SBD-MG e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Geraldo Magela Magalhães.