1ª DermaGerais: excelência científica em seu próprio estado

Nos dias 18 e 19 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) realizou a 1ª DermaGerais, evolução da Jornada anual da instituição, reformulada, mais abrangente e internacional.

15-dez-2016

Nos dias 18 e 19 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) realizou a 1ª DermaGerais, evolução da Jornada anual da instituição, reformulada, mais abrangente e internacional. Com o objetivo de atrair cada vez mais o associado, sem que tivesse que sair de Minas Gerais para o necessário aprimoramento científico, a DermaGerais reuniu no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, aproximadamente 140 especialistas e residentes. Eles acompanharam uma intensa programação científica de alto nível e puderam participar de dois cursos práticos. A presença internacional ficou a cargo da dermatologista argentina Maria Bibiana Leroux, especialista em capilaroscopia e tricoscopia.

Na manhã do primeiro dia de evento, os cursos práticos mobilizaram os participantes. Ministrado pela dermatologista gaúcha Taciana Dal’Forno Dini o curso de Cosmiatria aconteceu no ambulatório de dermatologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Entre os alunos, a médica Renata Telles de Belo Horizonte disse ser uma oportunidade única trabalhar a teoria aliada à prática. “Podemos vivenciar as experiências ao vivo com os pacientes, fazer perguntas, tirar dúvidas e trocar ideias”, contou Renata. O outro curso prático da DermaGerais foi sobre “Situações Emergenciais em Ambientes Dermatológicos”. Com manequins, equipamentos e medicamentos reais os instrutores realizaram simulações de emergências e como os dermatologistas devem proceder.

Programação Científica

A argentina Maria Bibiana Leroux proferiu três conferências durante a DermaGerais: “Capilaroscopia periungueal”, “Eritromelalgia” e “Tricoscopia”. Além dela, mais três convidados de fora de Minas Gerais contribuíram para o sucesso do evento. Taciana Dal’Forno, que ministrou o curso prático, deu mais duas aulas de Cosmiatria, “Tratamento cirúrgico de estrias” e “Subcisão para tratamento de celulite e alterações corporais. A dermatologista paulista Tatiana Gabbi falou sobre novidades no campo tecnológico para médicos. Em suas conferências sobre o “Uso de aplicativos médicos” e “Mídias sociais: como utilizá-las para alavancar o consultório”, Tatiana levantou que o veículo de massa hoje é a internet e o dermatologista tem que ter presença digital.

O dermatologista de Goiás Luiz Fernando Fleury Jr., falou sobre “Tumores em pacientes transplantados” e “Tumores do couro cabeludo”, no Painel sobre Cirurgia Dermatológica, em que teve como companheiro de mesa o presidente da SBD Nacional, Gabriel Gontijo. Para Luiz Fernando, as jornadas regionais são uma boa oportunidade para trocar experiências, mais até que os congressos maiores. “Na Cirurgia Dermatológica, essa troca de como eu faço e como o colega faz enriquece bastante”.

Outros dois painéis fizeram parte da programação da DermaGerais. “Imunobiológicos: do básico ao atual” e “Medicamentos clássicos: atualização e novas indicações em dermatologia”. Perguntas dos participantes e discussões sobre os temas aconteceram ao final de cada conferência e painel.

Posse nova diretoria

O primeiro dia da DermaGerais também foi marcado pela posse da nova diretoria da SBD-MG para o biênio 2017/2018. Ao passar o cargo para a presidente eleita Ana Cláudia de Brito Soares, Glaysson Tassara Tavares, presidente da gestão 2015/2016, falou sobre as ações realizadas ao longo desses dois anos, como a mudança de postura frente aos patrocinadores, reformulação das jornadas e contratação de uma assessoria de comunicação. Ele disse que ser diretor não é fácil, é um trabalho voluntário, como poucos sabem. Elogiou toda a diretoria dizendo que foi uma gestão horizontal, onde cada um teve seu papel. Ana Cláudia, em sua segunda vez como presidente da SBD-MG, também falou que poucas pessoas sabem o trabalho que dá ser diretor. “Estamos aqui porque gostamos e queremos fazer a Sociedade crescer”, completou a nova presidente.

Confira as fotos da 1ª DermaGerais no facebook da SBD/MG:

Álbum 1 – Programação Científica

Álbum 2 – Happy Hour