3ª DermaGerais: convívio científico e social em Tiradentes

A 3ª DermaGerais, importante encontro da dermatologia de Minas Gerais, aconteceu em Tiradentes, nos dias 8 e 9 de junho. Pela primeira vez fora de Belo Horizonte, o evento contou com a presença de aproximadamente 100 participantes.

21-jun-2018

A 3ª DermaGerais, importante encontro da dermatologia de Minas Gerais, aconteceu em Tiradentes, nos dias 8 e 9 de junho. Pela primeira vez fora de Belo Horizonte, o evento contou com a presença de aproximadamente 100 participantes. Além de uma programação científica de excelente qualidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Minas Gerais (SBD-MG) preparou espaços de convivência social para que os dermatologistas, residentes e seus familiares pudessem desfrutar da hospitalidade da cidade história, em companhia de seus pares.

Com cinco conferências, cinco módulos de discussão e o Simpósio Satélite da Galderma, o programa da DermaGerais abordou temas dos mais relevantes e atuais para a dermatologia no Brasil. A presidente da SBD-MG, Ana Cláudia de Brito Soares, recebeu os presentes, na sexta-feira (8/6), com uma breve saudação agradecendo a presença de todos e aos laboratórios parceiros. Na sequência, Ana Cláudia coordenou a primeira conferência do evento da dermatologista Ana Maria Costa Pinheiro, de Brasília, sobre a história dos preenchedores. O módulo sobre Saúde Pública reuniu o secretário de saúde de Belo Horizonte e dermatologista Jackson Machado Pinto e o dermatologista Gerson Oliveira Penna, também de Brasília. O primeiro versou sobre a importância de se investir em saúde pública para sair da crise e o segundo, sobre a pesquisa translacional em leishmaniose.

A segunda conferência, sobre a dermatite atópica na infância, foi proferida pela dermatologista Cláudia Márcia Resende Silva, seguida pela última atividade científica do dia, o módulo de antioxidantes, quando as diretoras da SBD-MG, Ana Cláudia e Maria de Fátima Melo Borges falaram sobre antioxidantes orais e tópicos.

Segundo dia

“Pacientes diferentes, necessidades diferentes e soluções diferentes” foi o nome do Simpósio Satélite, que iniciou a programação de sábado (9/6). A discussão sobre oncologia cutânea teve Maria Luiza Pires de Freitas, vice-presidente da SBD-MG, falando sobre “Seguimento de melanoma: exame dermatológico” e o dermatologista Glaysson Tassara Tavares, sobre a cirurgia micrográfica. Logo depois, o médico de Brasília Gerson Oliveira Penna fez sua segunda aula na DermaGerais, a conferência sobre o tratamento uniforme de Hanseníase. Fechando a manhã, o módulo sobre dermatologia clínica com as aulas da 2ª secretária da SBD-MG, Michelle dos Santos Diniz, sobre princípios comuns na patogênese das doenças autoinflamatórias; da dermatologista Maria Sílvia Laborne Alves de Souza, sobre reações adversas às drogas e do dermatologista Everton Carlos Sivieiro do Vale, sobre pioderma grangrenoso pós-operatório.

Na parte da tarde, a programação científica continuou com a conferência sobre diagnóstico diferencial das manchas café com leite com a dermatologista Luciana Baptista Pereira. O módulo de cosmiatria levou os seguintes assuntos para discussão: Peeling de fenol modificado no tratamento do envelhecimento, ministrado pelo dermatologista Gustavo Carneiro Nogueira; tratamentos avançados com toxina botulínica, da dermatologista Luciana Cônsoli Pimentel; e a abordagem comparativa dos tratamentos a laser e peelings químicos no fotoenvelhecimento, do coordenador de eventos científicos da SBD-MG, Geraldo Magela Magalhães. A conferência sobre preenchimentos dos lábios, de Ana Maria Costa Pinheiro, finalizou a parte científica da DermaGerais.

Programação Social

Além de uma participação engajada dos presentes na 3ª DermaGerais, que permaneceram todos até o final do evento, o convívio social dos dermatologistas e seus familiares aconteceu no almoço e happy hour de sábado, oferecidos pela SBD-MG. Encontros de grandes colegas na linda cidade de Tiradentes.