Congresso Brasileiro em Porto Alegre reúne dermatologistas mineiros

Porto Alegre recebeu entre 7 e 10 de setembro, o 71º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CSBD).

15-set-2016

Conselheiros mineiros no Congresso da SBD

Porto Alegre recebeu entre 7 e 10 de setembro, o 71º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CSBD). Com aproximadamente 3 mil participantes, o Congresso movimentou a capital gaúcha, apresentando uma diversificada programação científica. Os dermatologistas mineiros foram presença importante no evento, sendo que parte da diretoria da SBD-MG acompanhou também uma série de reuniões pré-Congresso.

Para Glaysson Tassara, presidente da SBD-MG, as atividades se iniciaram na segunda-feira, 5 de setembro, quando participou da reunião dos presidentes das regionais. O encontro, segundo Glaysson, foi uma explanação da SBD-Nacional sobre as próximas ações da entidade, com destaque para o Dia C de Combate ao Câncer da Pele e para o Dezembro Laranja, ações para divulgar a importância da prevenção do Câncer da Pele. Ao final, um pequeno tempo foi dado a cada presidente de Regional para se posicionar.

Na terça, 6 de setembro, aconteceu a Reunião do Conselho Deliberativo com a presença de nove conselheiros mineiros, entre eles, a presidente eleita da SBD-MG para o biênio 2017/2018, Ana Cláudia de Brito Soares. As principais deliberações dessa reunião englobaram as aprovações do Relatório da Secretaria Geral, previsão orçamentária para 2017, orçamento do Congresso Brasileiro na Bahia, em 2017, a escolha da cidade de São Paulo para o Congresso de 2020 e a eleição para as vagas das Comissões. A vaga da Comissão de Título de Especialista em Dermatologia (TED) ficou com o dermatologista de Minas Gerais, Geraldo Magela Magalhães.

O pouco tempo oferecido para fala dos presidentes e conselheiros nas reuniões, não estimulando o debate, foi levantado pelo presidente da Regional mineira. De acordo com Glaysson, essa é uma prática que se estabeleceu ao longo de várias diretorias da SBD e que deveria ser mudada.

Assembleia Geral

Com o Congresso em curso, na sexta (9/9), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da SBD, quando a nova diretoria da Sociedade tomou posse: José Antonio Sanches (presidente); Sérgio Palma (vice-presidente); Hélio Miot (primeiro secretário); Silvia Schmidt (segunda secretária); Maria Auxiliadora Jeunon Souza (tesoureira); e Flávio Luz (secretário-geral). Mesmo sendo um importante momento de reflexão e discussão do papel da SBD, a presença dos associados foi pequena, destaca Glaysson Tassara.

Mesmo com um corum reduzido, nova diretoria da SBD toma posse na Assembleia Geral