Cosmiatria é destaque em Reunião Científica da SBD-MG

A Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) foi um sucesso, no sábado, 1º de outubro.

06-out-2016

A Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) foi um sucesso, no sábado, 1º de outubro. Aproximadamente 120 dermatologistas e residentes acompanharam as aulas e discussões que aconteceram no Hotel Promenade BH Platinum, em Belo Horizonte. O médico dermatologista carioca Daniel Coimbra, especialista em cosmiatria, foi o destaque da programação, que contou também com profissionais de outras áreas da saúde: a endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Lúcia Cândido, e a enfermeira do Hospital das Clínicas da UFMG, Vera Lúcia de Araújo Nogueira Lima.

Como é de costume, a Reunião se iniciou com a apresentação de Casos Clínicos dos Serviços de Dermatologia credenciados de Minas Gerais. O Hospital das Clínicas da UFMG levou para apreciação da plateia os casos de Sífilis secundária nodular granulomatosa e Dermatose pustulosa erosiva do couro cabeludo, apresentados, respectivamente, pelas residentes Myrciara Macedo de Alcântara e Priscila Jordana Costa Valadares. O Serviço da Santa Casa apresentou o caso de Líquen aureus, sendo responsável pela apresentação a residente Vanessa Teixeira Zanetti.

Biblioteca virtual

Dando sequência ao evento, a coordenadora da Biblioteca Virtual da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Miriam Carvalho, apresentou o novo site da Biblioteca, mais moderno, completo e com muitas novidades, entre elas, o crédito cumulativo de 90 dias para o usuário, o filtro avançado de pesquisa bibliográfica e uma área específica para a dermatologia, que pode ser acessada com o login dermatologia@ammgmail.org.br e a senha sbdmg.

Palestras

O tema “O que o dermatologista precisa saber na abordagem da Síndrome do ovário policístico (SOP)” foi ministrado pela endocrinologista Ana Lúcia Cândido. Ela falou sobre a importância da detecção precoce do problema, que atinge de 5 a 10% das mulheres. Ana Lúcia esclareceu que é um diagnóstico de exclusão e alguns critérios devem ser seguidos. “Do ponto de vista dermatológico, temos que prestar atenção para o hirsutismo, o crescimento de pelos em locais não usuais em mulheres”, explicou a endocrinologista. A palestra “Abordagem prática das aftas”, realizada pela dermatologista Ana Cristina Brandão Resende, abordou, entre outros aspectos gerais da afta, quando o médico deve investigar doenças sistêmicas associadas e suspeitar de doença Behçet e, ainda,  quais as indicações para tratamentos.

A aula sobre “Feridas: atualização em coberturas interativas” ficou a cargo da enfermeira Vera Lúcia. Para ela, o tratamento de feridas está relacionado com a avaliação, a limpeza e a cobertura. “Temos que fazer uma avaliação holística e, em primeiro lugar, saber a etiologia dessa ferida, para associar o tratamento conforme a causa da lesão”, disse. Vera Lúcia apresentou as várias coberturas existentes e suas indicações.

 Cosmiatria

Dermatologista do Rio de Janeiro, Daniel Coimbra ministrou duas palestras na Reunião Científica da SBD-MG. Na primeira delas, sobre “Rejuvenescimento da região periorbitária” ele mostrou como as pessoas envelhecem e que o tratamento estético mais eficaz começa com um diagnóstico bem feito. Para ele, o primeiro passo é tratar a pele do paciente, depois são realizados os tratamentos muscular e volumétrico.

A segunda aula, sobre “Preenchimento 3D no rejuvenescimento facial” foi uma continuação da primeira. Daniel apresentou a evolução de sua técnica de preenchimento, mostrando os pontos a serem tratados e os resultados. Ele comentou que antes da volumetria, tratava-se o envelhecimento de cada parte do rosto separadamente, sem ver o todo: “a ideia é melhorar a movimentação da face, sem simplesmente preencher buracos”. Os resultados do preenchimento em pacientes com paralisia facial também foram mostrados por Daniel, que ficou muito feliz em participar de um evento científico que juntou cosmiatria a apresentações sobre condições clínicas dermatológicas.

Confira as fotos no facebook da SBD/MG