Nova presidente fala das expectativas para o próximo mandato

No último dia 03 de agosto, os dermatologistas de Minas Gerais confirmaram, em eleição, a diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) para o biênio 2017/2018.

19-ago-2016

No último dia 03 de agosto, os dermatologistas de Minas Gerais confirmaram, em eleição, a diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) para o biênio 2017/2018. Presidida por Ana Cláudia de Brito Soares, médica com várias passagens pela SBD-MG em diversos cargos, a nova gestão inicia seu mandato em 1º de janeiro de 2017. O SBD-MG News conversou com a nova presidente, que falou um pouco sobre as expectativas para o seu mandato. Confira:

SBD-MG – A senhora participou de diretorias anteriores da SBD-MG em diferentes cargos (conselheira, tesoureira e secretária). Como essa experiência pode ajudar a conduzir a presidência da instituição?

Ana Cláudia de Brito Soares – Ter experiência com a gestão da SBD-MG e ter membros da diretoria com a mesma experiência, como ocorre com essa nova diretoria, facilita muito o trabalho de estabelecer o contato com os associados e com a SBD Nacional, de organizar os eventos científicos e ter um bom entendimento da parte fiscal e financeira da nossa entidade.

SBD-MG – Quais são as suas expectativas para o próximo biênio a frente da SBD-MG?

AC – A minha maior expectativa é conseguir preservar o exercício adequado da nossa especialidade. Para isso, pretendo manter eventos de atualização científica, com a responsabilidade financeira que sempre caracterizou as gestões da SBD-MG. Ter uma relação transparente e ética com a indústria farmacêutica e uma maior proximidade com os associados e com a SBD Nacional.

SBD-MG – A defesa profissional é uma luta que se constrói dia a dia também na especialidade dos dermatologistas. Como a senhora está pensando em administrar essa questão na sua gestão?

AC – Acho que o importante para a defesa profissional é, em primeiro lugar, estimular a formação adequada e a constante atualização do dermatologista. Em segundo lugar, orientar os associados para que a relação com a mídia aconteça dentro dos princípios éticos profissionais. E por fim, colocar a disposição dos associados o nosso departamento jurídico, para que sejam enviadas as questões relacionadas ao exercício da nossa especialidade.

SBD-MG – Como a SBD-MG pode colaborar para a discussão sobre o Ato Médico?

AC – Por 11 anos os médicos lutaram para a aprovação de uma lei que regulamente a atividade médica. Essa lei, conhecida como lei do ato médico, já está em vigor, lei 12.842/14, e não cabe discussão. O que queremos é que se cumpra o que determina a lei.

SBD-MG – O relacionamento com a SBD Nacional poderá colaborar para a solução de questões importantes em andamento na regional mineira?

AC – O relacionamento com a SBD Nacional é fundamental para que a regional tenha condições financeiras para realizar seus eventos. Esse relacionamento também abrange a realização das campanhas de valorização do dermatologista e apoio jurídico.

Conheça os nomes que fazem parte da diretoria 2017/2018