Reunião Científica SBD-MG: apresentação de casos clínicos, palestras e discussões com alto nível científico

No sábado, 06 de agosto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) realizou mais uma Reunião Científica, desta vez no Hotel Hilton Garden Inn, em Belo Horizonte.

11-ago-2016

No sábado, 06 de agosto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) realizou mais uma Reunião Científica, desta vez no Hotel Hilton Garden Inn, em Belo Horizonte. Com a presença de aproximadamente 90 médicos, entre residentes e dermatologistas, o evento teve apresentação de casos clínicos dos Serviços Credenciados de Minas Gerais, palestras e mesas de discussões que geraram bons questionamentos e agradaram ao público. O destaque da Reunião ficou a cargo da presença do dermatologista baiano Paulo Roberto Lima Machado, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

As apresentações de casos clínicos deram início à Reunião Científica. Residentes de três Serviços Credenciados da SBD expuseram casos acompanhados em seus hospitais, mostrando a evolução, tratamento e conclusões. Pelo Hospital da Polícia Militar (HPM) foram apresentados os casos “Lentigo maligno melanoma –  desafio diagnóstico e terapêutico”, por Nicole Ramalho Lustosa, e “CEC in situ em dedo da mão tratado com cirurgia micrográfica de Mohs”, por Rafaela Cambraia. “Esporotricose – forma cutânea rara”, por Dayana Monteiro Coutinho, e “Síndrome de Muir-Torre”, por Gabriela Porto Ferreira, foram experiências da Santa Casa de Belo Horizonte. Finalizando, o Hospital das Clínicas da UFMG apresentou os casos “Dermatite actínica crônica”, por Vanessa Martins Barcelos, e “Líquen plano pigmentoso”, por Lucas Campos Garcia.

Para a residente Vanessa Martins, a exposição de um caso clínico é importante para expandir o conhecimento. “Quando montamos um trabalho, estudamos e vamos a fundo no assunto, acabamos guardando aquilo para a nossa vida”, explica Vanessa. Ela ainda acrescenta que quando se tem uma base melhor e mais bem estruturada sobre determinado tema, escutar outras opiniões e dividir conhecimento é muito interessante.

 

Palestras

Em seguida, a Reunião continuou com as palestras sobre assuntos raros ou do dia a dia do dermatologista. Leonardo Amédée Péret apresentou uma revisão bibliográfica em Lipodermatoesclerose que, segundo ele, é um tema difícil, raro e que não está muito presente na literatura. Já o convidado da Bahia, Paulo Roberto Lima Machado, ministrou duas aulas sobre temas recorrentes em consultórios e serviços de dermatologia de todo o Brasil: “Imunopatogênese da dermatite atópica e novos rumos terapêuticos” e “Tratamento do vitiligo: fototerapia e perspectivas”. Para Paulo Roberto, na dermatite atópica vários elementos podem influenciar a doença, como o ambiente, uma genética favorável e o emocional, sendo que qualquer tipo de terapêutica focada em uma só questão não é aconselhável. O vitiligo, ainda segundo Paulo Roberto, é uma doença com um forte componente emocional e as novidades em tratamentos chegam e vão, sendo pouquíssimos estudos controlados. “O bom senso na escolha da terapêutica é fundamental”, diz.

A palestra “Diagnóstico diferencial entre  micose fungoide e síndrome de Sézary” foi ministrada pela dermatologista Rita de Cássia Ferreira de Queiroz. Atualização na classificação, diagnóstico e tratamento dessas doenças não tão frequentes, potencialmente graves, mas que representam desafio diagnóstico . A dermatologista Beatriz Teixeira Siqueira apresentou a aula “Fototerapia: Atualização e indicações”, mostrou sua experiência no tema e uma atualização sobre equipamentos e indicações terapêuticas.

Para Virginia Vinha Zanúncio, dermatologista e professora da Universidade Federal de Viçosa, participar de um evento como a Reunião Científica da SBD-MG é buscar constantemente atualizações e novos conhecimentos. “Não temos tantos eventos como Rio de Janeiro e São Paulo, então, sempre que possível, temos que participar e prestigiar”, completa Virginia.

Sorteio de brindes dos patrocinadores e de livros pela SBD-MG também fizeram parte da Reunião Científica.

Entre no Facebook da SBD-MG e veja as fotos da Reunião Científica de 06 de agosto de 2016.