Tiradentes: onde a tradição e a modernidade se encontram

A cidade que vai receber a 3ª DermaGerais está localizada no Campo das Vertentes, ao lado de São João Del-Rei. Tiradentes foi fundada no início do século XVIII e é um dos centros históricos do barroco mais preservados do Brasil, por isso foi proclamada patrimônio histórico nacional. Palco de uma série de eventos culturais e gastronômicos, como o Tiradentes Vinho e Jazz Festival, que acontece entre 8 e 10 de junho de 2018,  o local é também um importante centro do artesanato mineiro. Restaurantes para todos os gostos, principalmente de comida tipicamente mineira, completam o clima de magia que envolve esta cidade.

 

Maria Fumaça



O passeio de Maria Fumaça encanta adultos e crianças. Uma locomotiva puxa vagões antigos em uma trilha que liga Tiradentes a São João Del-Rei. A viagem dura em torno de 40 minutos, onde são percorridos 12 km de trilhos na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. No caminho, belezas naturais que misturam paisagens do Cerrado e da Mata Atlântica em um belo passeio pelas serras do complexo São José.

Para informações sobre tarifas e horários do passeio, com saída de Tiradentes ou São João Del-Rei, clique aqui.


Matriz de Santo Antônio

 

Um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro, a Matriz foi construída com a frente voltada para a Serra de São José. Logo na entrada, é difícil não se impressionar com os lustres de prata e a quantidade de ouro que decoram o altar e suas imagens. A Aleijadinho são atribuídas as esculturas da fachada e da porta, que datam de 1810. No alto, o órgão português de 1788 tem oito fileiras de tubos e belíssimas pinturas em estilo rococó.

 

Bichinho

O distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido pelo apelido, Bichinho, pertence a cidade de Prados e fica a 7 Km de Tiradentes. O simpático povoado abriga em casas antigas, além seus moradores, diversos ateliês e lojas de artesanatos. A criatividade e simplicidade dos artesãos chamam a atenção dos visitantes. Por toda parte encontram-se móveis, telas, bordados, fuxicos, esculturas e adornos em geral.

 

Gastronomia

Tiradentes é famosa pela boa gastronomia. Na cidade há restaurantes dedicados às mais variadas cozinhas, tanto nacional, quanto internacional. A culinária no município é levada tão a sério que todo ano acontece por lá o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.



Para fazer inscrição na DermaGerais, clique aqui.