A Dermatologia

Conheça a dermatologia

A Dermatologia é uma especialidade médica criada na Europa entre os séculos XV e XVI, quando médicos começaram a se interessar pelos problemas de pele. É a especialidade que concentra os conhecimentos no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas.

Como a dermatologia atua?

A Dermatologia atua em todos os processos que envolvem a pele. Desde questões fisiopatológicas, como simples infecções, reações autoimunes, inflamatórias e tumores, até o envelhecimento e a manutenção da beleza e saúde deste que é o maior órgão do corpo humano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os campos de atuação de um dermatologista são:

  • Dermatologia Clínica e Preventiva – responsável pelo diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos.
  • Onicologia – subespecialidade da dermatologia que se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a unidade ungueal, ou seja, das unhas.
  • Dermatologia Cosmiátrica – a cosmiatria é a área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, ética e profissional. A Dermatologia Cosmiátrica usa conceito de cosmiatria para realizar procedimentos e tratamentos que tenha como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos.
  • Dermatologia Cirúrgica – lida com o diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas relacionadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas.
  • Dermatologia Oncológica – responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer da pele.

Fonte: www.sbd.org.br