Sobre nós

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG) é uma entidade sem fins lucrativos, filiada à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e à Associação Médica Brasileira (AMB), que congrega os médicos dermatologistas do estado de Minas Gerais. Ao todo, a SBD-MG tem 860 associados, entre titulares, aspirantes, afiliados, correspondentes, colaboradores e honorários.

Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil.

É uma das maiores sociedades médico-dermatológicas no mundo, com mais de 8.100 associados. Está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 81 hospitais universitários credenciados à instituição.

Fundada em 5 de fevereiro de 1912, a SBD comemora nesta data o Dia do Dermatologista. Em 2012, a SBD completou 100 anos, tornando-se a terceira sociedade médica mais antiga do país.

Papel da SBD-MG

O principal objetivo da SBD-MG é fornecer aos associados cursos e programas de treinamento para o aperfeiçoamento continuado de sua formação. Para que o médico, desse modo, preste um atendimento dermatológico mais eficiente possível. A SBD-MG também procura dar apoio constante aos serviços credenciados da Sociedade Brasileira de Dermatologia e incentivar a pesquisa e as publicações em Dermatologia.

A grande preocupação social é demonstrada pela participação, em todas as edições, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, desde a primeira, realizada em 1999.

É também papel da SBD-MG o engajamento em ações de valorização do especialista em Dermatologia. Ações estas propostas pela SBD e pela própria Regional Minas Gerais às entidades competentes, com objetivo de preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Dermatologia.

A SBD-MG realiza reuniões científica periódicas, teóricas e práticas com duração de quatro, além do Terapêutica em Foco (TEF), Reunião Anual da Dermatologia Mineira (RADERM), e Jornadas sobre temas específicos da especialidade.

A sede da Sociedade Brasileira de Dermatologia localiza-se nas dependências da Associação Médica de Minas Gerais, à Avenida João Pinheiro, 161 – sala T 04 – Centro – Belo Horizonte/MG.

A diretoria da SBD-MG é eleita por voto secreto em eleições bienais com a participação todos os seus associados. Uma nova diretoria é eleita e também é realizada a eleição dos membros do Conselho Deliberativo. Podem se candidatar a um cargo na SBD-MG, os associados efetivos e quites com sua obrigações. Os membros da diretoria e do Conselho Deliberativo trabalham em regime voluntário.