Privado: Defesa Profissional

Preocupada com a ampla invasão da Medicina por profissionais não médicos, a SBD-MG  posiciona-se alinhada com a SBD Nacional na denúncia de casos de exercício ilegal da profissão.

Confira algumas ações regionais:

1. Reunião no Ministério Público

A presidente da SBD-MG, Dra. Rachel Guerra, e a coordenadora de Mídias, Dra. Gisele Viana, se reuniram com a promotora Josely Ramos Pontes, no dia 14/03/19, na sede na Promotoria da Saúde, acompanhadas do responsável pelo Departamento Jurídico da SBD-MG, o advogado Carlos Michaelis. Foram discutidas denúncias de associados sobre casos de realização de procedimentos invasivos por não médicos, bem como a maneira correta de encaminhar essas denúncias ao MP.

2. Criação de e-mail para receber denúncias

A SBD-MG criou um e-mail exclusivo para receber denúncias sobre os casos de exercício ilegal da Medicina. Quem tiver qualquer relato a fazer pode escrever para: sbdmgdefesaprofissional@gmail.com.

3. Reunião com membros da Frente de Saúde da Câmara dos Deputados

Representantes da SBD-MG se reuniram com o deputado federal Diego Andrade, da Frente de Saúde da Câmara, para viabilizar meios de paralisar o projeto de lei do deputado Fred Costa que pretende regulamentar a atuação de não médicos em procedimentos invasivos. O encontro só foi possível graças ao envolvimento da associada, Dra. Viviani Gerken.

4. Intervenção para suspensão de curso de biomédico

O departamento Jurídico da SBD-MG fez denúncia junto à Vigilância Sanitária para suspender a realização de um curso de biomedicina no Hotel Ouro Minas.

5. Reportagens para divulgar o risco de realizar procedimentos invasivos com profissionais não médicos

Integrantes da diretoria da SBD-MG participaram de reportagens em vários veículos de comunicação (rádio Itatiaia, jornal da Associação Médica, TV Record e TV Alterosa) para esclarecer os riscos de se realizar procedimentos invasivos com profissionais que não são médicos.

6. Reunião com o Deputado Domingos Sávio

A Sociedade discutiu ações de defesa profissional, o Ato Médico e a realização de procedimentos invasivos por profissionais não médicos com o parlamentar.

7. Ação associada ao CRM

A diretoria se reuniu com a dra. Claudia Navarro, presidente do CRM-MG, para planejar a criação de um Forum de Defesa Profissional, em 2020. Farão parte do Fórum, integrantes do MP, da OAB, da SBD-MG, do CRM-MG, da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade de Oftalmologia e da Sociedade de Cirurgia Plástica. O objetivo do Fórum é discutir ações de defesa em prol da população e os riscos da realização do Ato Médico por profissionais sem a devida habilitação para exercê-los.