Vacinas de MRNA personalizada e o tratamento do melanoma

Novas descobertas para o tratamento do melanoma foram apresentadas no ASCO 2023 – o maior evento de oncologia do mundo que ocorreu no mês de junho, em Chicago (EUA).

Segundo o autor principal do estudo, Adnan Khattak, as taxas de sobrevivência e recorrência da doença melhoraram significativamente quando uma vacina de mRNA personalizada, adaptada à genética do tumor dos pacientes, foi acoplada à imunoterapia nos que se submeteram à cirurgia para melanoma de alto risco.

Após 18 meses de acompanhamento, os pesquisadores descobriram que, em comparação com os que receberam apenas imunoterapia, os pacientes que receberam a vacina de mRNA + imunoterapia tiveram uma taxa de 78,6% de sobrevida livre de câncer versus 62,2%. Após 2 anos de acompanhamento, apenas 22,4% dos pacientes que receberam a combinação de tratamento morreram ou tiveram recorrência do câncer versus 40%.

O próximo passo de Khattak e seus colegas é iniciar um novo teste global das vacinas de mRNA com mais participantes, alguns em estágios iniciais de melanoma. Se bem-sucedido, o próximo teste pode ser o ponto de partida para uma nova abordagem no tratamento oncológico.