Dezembro Laranja conscientiza sobre a Prevenção do Câncer da Pele

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de laranja e conscientiza sobre a prevenção do Câncer da Pele.

15-dez-2016

PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA COLORE O BRASIL DE LARANJA E CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE

Chegou a hora do Brasil se vestir de laranja para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Pelo terceiro ano conse­cutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a campanha #dezembrolaranja.

Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.

MAIS DE 4 MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ TIVERAM CÂNCER DA PELE, REVELA PESQUISA INÉDITA

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

l + de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

l 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular

l 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

l Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%

l 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele

De 23 a 27 de agosto o Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 mil brasileiros, em 130 municípios. Segundo Sérgio Schalka, Coordenador da Pesquisa e do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pesquisa é importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente, precisamos reverter este quadro”, afirma o Dermatologista.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

SUPER PROTETOR, MASCOTE DO #DEZEMBROLARANJA, É ESTRELA DE DESENHO ANIMADO LANÇADO PELA SOCIEDADE

BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

 

De personalidade simpática, lúdica e cativante, o mascote Super Protetor chega para disseminar o Dezembro Laranja, mês de prevenção e combate ao câncer da pele, de um jeito descontraído e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.

O desenho animado aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia-a-dia da população, principalmente a prevenção da doença junto às crianças e adolescentes. Segundo Dr. Gabriel Gontijo, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “os efeitos nocivos do sol, quer sejam sobre a saúde da pele quer sejam no envelhecimento, estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Portanto, a prevenção começa precocemente, na infância!

O filme do Super Protetor se passa num dia de trabalho árduo do Super Heroi protegendo pessoas no jardim zoológico, no parque aquático, em construções com operários em ação, na praça e feira livre. Ao final do filme, um convite: “faça parte da liga da superproteção. Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Entre no site: www.controleosol.com.br para se informar e consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia”.

Assista o desenho e conheça o Super Protetor!

MONUMENTOS SE VESTEM DE LARANJA EM TODO BRASIL

No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar será o primeiro monumento a abraçar a causa. No dia 1º de dezembro, além de se “vestir” de laranja, receberá artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha que contará com a bateria da Portela (escola de Samba parceira do #dezembrolaranja) como atração.

“Por mais um ano, apoiamos o “Dezembro Laranja”, ação fundamental para a conscientização sobre o câncer da pele. Os dias ensolarados no Rio tornam o passeio de Bondinho ainda mais especial, por isso, entendemos a nossa relevância ao alertar as pessoas e conscientizar sobre a prevenção à doença. Torce­mos por dias ensolarados e pela população sempre bem informada e aproveitando o sol de forma saudável” — lembra Guilherme Marques, Diretor Geral da Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, além da Pinacoteca Benedicto Calixto (SP) e a Ponte Newton Navarro (RN) também se uniram no combate ao câncer da pele durante o Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ao longo do mês de dezembro, os monumentos se iluminam de laranja para conscientizar e prevenir a doença.

KINOPLEX: MAIS UM ANO DE PARCERIA

O Kinoplex, maior rede de cinemas 100% brasileira, mais uma vez é parceiro do #dezembrolaranja. De 1 a 14 de dezembro, 15 cinemas no Brasil exibirão vídeo educativo de fotoproteção (Maceió, Amazonas, Praia da Costa, Goiânia, Uberaba, Dom Pedro, Avenida, Nova Iguaçu, CineCarioca Méier, Madureira, São Luiz, Tijuca, Boulevard Rio, Itaim e Vila Olimpia).

Assista: https://youtu.be/SySaH1JTrx4

CELEBRIDADES APOIAM A CAMPANHA #DEZEMBROLARANJA

Um time de estrelas abrilhanta a Campanha #dezembrolaranja 2016: o jornalista Ricardo Boechat é embaixador da campanha. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea Maria, Smigol, Paulo Gustavo, Arlete Salles, Virna, Barbara Borges, Marcos Caruso, Mila Moreira, Bernardinho, Nelson Sargento, Fernanda Venturini, entre outros, também apoiam a causa.

Assista ao vídeo do jornalista Ricardo Boechat: https://youtu.be/xvAjSiXVSPg

#DEZEMBROLARANJA VIRALIZA NA INTERNET

Em 2015, mais de 195 milhões de pessoas foram impactadas. Veja como participar!

l Divulgue o hotsite www.controleosol.com.br, que faz parte do movimento #dezembrolaranja

l Faça os testes, aprenda brincando, compartilhe nas redes e receba dicas de medidas fotoprotetoras

http://www.controleosol.com.br/quiz/

https://www.controleosol.com.br/calculadora/

l Mude a sua foto do perfil no Facebook e Twitter para laranja usando o aplicativo da SBD https://www.controleosol.com.br/divulgue-esta-campa­nha/

l Curta os perfis oficiais da SBD e compartilhe as peças da campanha Dezembro Laranja nos seus perfis

Facebook –https://www.facebook.com/SociedadeBrasileiradeDermatologia/

Instagram – https://www.instagram.com/dermatologiasbd/